Gestão de Recursos de TI - GLPI

Gerenciamento dos Recursos de TI, com interface via WEB. É uma aplicação livre, distribuída sob a licença GPL para a gestão de TI. Tem funções aprimoradas para tornar o cotidiano dos analistas mais fácil, com um sistema de controle de TI, e-mail de notificação e métodos para construir um banco de dados com informações básicas sobre a sua topologia de rede. O GLPI é dinâmico e está diretamente ligado aos colaboradores que podem postar os chamados para os analistas. Uma interface autoriza, assim, se necessário solicitar o serviço de manutenção de um problema encontrado em um dos recursos técnicos.

As principais funcionalidades são: 

- Inventário preciso de todos os ativos de TI.;
- Gestão do histórico da informação, manutenção e os procedimentos de TI. 

Características: 

- Multi-empresa (filiais, clientes ou parceiros);
- Sistema de autenticação (local, LDAP, AD, POP / IMAP, ...) em vários servidores;
- Disponível em 36 idiomas;
- Permissões e sistema de perfis (Admin, Gerente, Analista, Colaborador, ...);
- Exportação das informações em: PDF, CSV, SLK (planilha eletrônica), PNG e SVG;
- Backup do banco de dados e restauração do SQL via WEB;
- Exportação do banco de dados para o formato SQL e XML;
- Dropdowns configuráveis;
- Dicionário de software e hardware;
- Sistema de notificações sobre eventos (ações de consumo, termino de contratos/garantias e licenças);
- Ações automáticas, recebimento de chamados via e-mail ou importação do OCS Inventory NG. 

Inventário:

- Integração com o OCS Inventory NG ou FusionInventory;
- Inventário de computadores com a gestão de seus componentes, espaço em disco, TCO e documentação anexa;
- Inventário dos monitores com a gestão das ligações para os computadores;
- Inventário de hardware de rede com gerenciamento das conexões para os dispositivos (endereços IP, Mac, VLANs, etc);
- Inventário de impressoras com gerenciamento de conexões para os computadores e gestão dos insumos associados ao consumo, alerta de estoque dos insumos (toner, cartucho, etc);
- Inventário de software e licença, gestão das datas de expiração;
- Atribuição do hardware por área geográfica (cidade, estado, sala, etc);
- Gestão da informação administrativa e financeira (garantia de compra e extensão, etc);
- Histórico das modificações nos ativos do inventário de TI. 

ServiceDesk ITIL:

- Gestão dos chamados e rastreamento para todos os items do inventário;
- Acompanhamento dos chamados abertos usando interface web ou e-mail;
- Regras de negócio ao abrir chamados (customizável por entidade, empresa, filial, etc);
- SLA por categoria, departamento, grupo, entidade, empresa, filial, etc. 

Recursos para os colaboradores:

- Interface de colaborador para a intervenção dos chamados abertos;
- Consulta ao histórico de chamados;
- Possibilidade de adicionar comentários ao chamado utilizando a interface web ou e-mail;
- Aprovação da solução;
- Pesquisa de satisfação. 

Recursos para os analistas:

- Gerenciamento dos chamados e prioridades;
- Acompanhamento dos chamados;
- Chamados via e-mail;
- Validação de solicitação;
- Abertura/Encerramento/Reabertura de chamados;
- Atribuição de um tempo ao chamado;
- Exibição dos chamados a fazer por um analista, grupo ou entidade;
- Exibição da histórico dos chamados para um determinado equipamento;
- Chamados a serem realizadas por analista;
- Gestão dos chamados planejados/projetos com agenda;
- Agenda online via webcal no: Microsoft Outlook, iPhone/IOS ou Android.

Relatórios: 

Relatórios por mês, ano em PNG, SVG ou CSV.

- Global;
- Por analista ou empresa;
- Por localidade de hardware, ou do tipo;
- Ao colaborador;
- Por categoria;
- Por prioridade;
- Por tipo de dispositivo;
- Por contrato associado;
- Por informações comerciais. 

Recursos para os gestores: 

- Gestão de empresas (fabricantes, fornecedores, transportadores, etc) e contatos associados;
- Gestão dos contratos (contratação de empréstimo, leasing, seguros, manutenção e serviço);
- Gestão dos documentos relacionados aos elementos de inventários, equipamentos, contratos, etc;
- Gestão dos tipos de documentos autorizados;
- Gestão de orçamento. 

Empréstimo:

- Gestão dos empréstimos para o estoque de TI (projetor, laptop, etc);
- Interface com o colaborador (calendário) para empréstimo. 

Base de conhecimento:

- Gestão de uma base de conhecimento hierárquico;
- Gestão de uma FAQ pública;
- Encerramento do chamado com solução para base de conhecimento. 

Tecnologias utilizadas: 

- PHP;
- Banco de dados MySQL;
- HTML para as páginas WEB;
- CSS;
- XML para geração de relatórios.

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